sexta-feira, 4 de junho de 2010

O corpo aprende




A oficina "Mito e Comunicação", realizada durante o XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste - Intercom Centro-Oeste 2010, acendeu a roda de saberes.


A renovação metodológica traz o mito brasileiro através da capoeira.


O medo do desconhecido fecunda o novo modo de vencer e ser vencido.


A questão apresentada aos oficinandos gerou respostas publicadas neste post.









A QUESTÃO

A capoeira não é uma luta. A metáfora da capoeira serve para a internet? Vamos juntar aquilo que escrevemos antes, mais o texto do professor, mais os rituais todos, para dizer algo que seja belo, porque a beleza evita as disputas.




AS RESPOSTAS


Metáforas da interação
A capoeira não é uma luta e sim um jogo. No ambiente virtual há um movimento de jogo, onde os colaboradores jogam o jogo da interação da produção de conteúdo. Nesse espaço, se não há movimentação, não há produção, como na capoeira. Não há capoeira “sozinho”.  A beleza disso tudo é esse movimento, esse esforço de construir uma unidade dinâmica e interativa em constante transformação, onde nenhum  ganha ou perde.
Teoricamente, esse é um espaço público que pode inserir a todos. Na internet, assim como na roda de capoeira, se vai ao centro, jogo não apenas para quem quer, mas para quem tem a oportunidade.
Neste sentido, beleza pode ser sinônimo de democracia.
Na internet o ato de se jogar na roda implica em responsabilidades de administração de imagens plurais. Essa multiplicidade faz com que os usuários sem características para a bem vivência na internet “saiam” da roda, onde o mito da democracia continua.

Carolina Goos
Natália Araújo
Larissa Lauffer
Enya Café
Adriano Venâncio
Wanessa Mereb





Poema e comunicação
A capoeira é uma maneira /meio de comunicação. Assim como a capoeira é um meio de comunicação de uma cultura, a internet também é utilizada para difundir a cultura. A internet enquanto meio de disseminação de culturas é capaz de revelar a beleza de cada um.

Como, ó meu Deus?
Como falar de comunicação sem falar de humanidade?
Como falar de humanidade sem falar de cultura?
Ó, veja só, a capoeira é um meio de comunicação de uma cultura, a cultura brasileira.
A internet também difunde essa tal cultura.
Cultura essa que se dissemina pela internet, que revela a beleza que cada cultura tem.
No final, a beleza só depende dos olhos de quem vê.

Juliana Sayumi Kobayashi
Elisa Costa Ferreira Rosa
Diego Genésio dos Santos
Marcella Rosa Pereira




As disputas não findaram




O mito nasce a partir de uma reza que por sua vez envolve uma crença. A democracia uma vez foi mito até que se estabelece  como ordem sócio-política. Entretanto, hoje desconhecemos o nosso futuro mas mantemos a esperança de encontrarmos um modelo que sustente as relações humanas. É possível que a democracia se apresente como verdade – no sentido de universalidade - ou se pense em uma nova forma de integração social. E, se almejamos a integração social, supõe-se que as disputas não findaram. Nesse ponto, a internet permite a potencialidade de imaginarmos um mundo possível, o qual tem todos os elementos para existir mas ainda não é tangível.











José Augusto Carvalho Neto
José de Jesus Rodrigues Carvalho
Ana Renata de Oliveira Fernandes
Melanie Gothe
Réulliner da Silva Rodrigues
Queila Carmo






Democratização em cheque
A internet surge como uma “ferramenta” democrática permitindo uma hibridização de culturas, costumes etc. Tomando a internet como uma geradora de arquétipos (incluindo a definição de arquétipos como imagens simbólicas, ou seja, a internet como um aglomerado de imagens simbólicas) podemos dizer que a internet é uma falsa democratizadora de culturas no sentido que não permite uma participação plena de todos os nichos da cultura.  A internet simula uma liberdade de expressão que não vai além da superfície e gera uma disputa por atenção. Torna quem está ali herói.

João Henrique Pacheco
Pedro Henrique Ribeiro
Mariana Moura
Karine do Prado
Pedro Ernesto Carneiro
Jaine Côrte de Souza






Agradeço aos oficinandos pela participação.


A oficina foi realizada no dia 29 de maio, nas dependências da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia - FACOMB da Universidade Federal de Goiás (UFG), durante o XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste - Intercom Centro-Oeste 2010.


Fotos: oficinanda Melanie Gothe


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